Sabemos que TODO DIA É DIA DO ÍNDIO, mas no dia 19 de abril relembramos a história dos indígenas.
Os alunos do 3º ano realizaram uma exposição, com objetos feitos pelos índios, curiosidades à respeito deles, textos informativos e finalizamos com vídeos.
Observe como foi:
A EXPOSIÇÃO:
Trechos da pesquisa realizada individualmente:
Henrique:
"Em 1.500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.[...]"
Victor:
Respeito aos índios
" Os índios merecem todo o nosso respeito, carinho e amor. Até hoje algumas tribos vivem em aldeias, preservando com garra sua própria raça.[...]"
Laura:
" Neste dia ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.[...]"
Maria Eduarda:
"[...] Se você visitar as 500 áreas indígenas demarcadas no Brasil, encontrará índios falando só o português, outros falando o português e uma língua nativa e outros se expressando em idiomas que mais parecem grego com japonês. Os 300.000 índios que vivem no país não falam apenas o tupi-guarani- tronco linguístico que abrange 30 nações indígenas, mas cerca de 170 línguas diferentes: Nambikwara, Suruí, Juruna, Pataxó, Bororo, Karajá, Ticuna e Kadiweu, entre outras.
Beatriz:
Você sabia?
" Só os chefes usam cocar. Ele é um símbolo de poder dentro da aldeia. Cada cor do cocar tem um significado.Para os índios Caiapós, o verde representa as florestas onde moram os animais e os espíritos dos mortos, o amarelo simboliza as mulheres, as casas e as plantações e o vermelho, os homens, bem no centro do cocar."
Kauan:
" Existem hoje na Amazônia 42 milhões alunos nas 600 escolas indígenas de ensino fundamental e nas 13 de ensino médio. Há 800 professores formados no Normal Superior e mil em fase de formação. [...]"
Os alunos Lucas e Guilherme trouxeram alguns objetos indígenas para a exposição.
Na sala multimídia assistimos vídeos, confira alguns :
Nenhum comentário:
Postar um comentário